Servidores de Juizados do interior recebem treinamento para operar o SAJ

Unidades de Santana do Ipanema e União dos Palmares usarão o Sistema de Automação da Justiça pela primeira vez no plantão judiciário

Servidores dos Juizados de Santana do Ipanema e de União dos Palmares recebem treinamento, nesta quinta-feira (3), para operar o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) durante o plantão judiciário do fim de semana. A capacitação é promovida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

De acordo com o diretor-adjunto da Diati, José Baptista dos Santos Neto, os servidores aprenderão a receber e a cadastrar de forma digital os inquéritos policiais e as petições. “Esse tipo de procedimento, já comum nas Varas, é uma novidade para os Juizados. Por essa razão estamos dando uma atenção especial a essas duas unidades”, afirmou José Baptista.

O treinamento segue até as 18h, na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol, em Maceió.

Plantão judiciário virtual

A partir desta sexta-feira (4), o plantão judiciário do Estado passa a funcionar de forma virtual. Todos as petições, flagrantes e pedidos de habeas corpus deverão ser registrados via SAJ. Cliqueaqui e confira o manual para peticionamento eletrônico.

Para o presidente da Comissão de Virtualização do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, o plantão judiciário eletrônico vai trazer avanços positivos à prestação jurisdicional. “O juiz vai ter a possibilidade de tomar uma decisão mais rápida”, ressaltou.

Ainda segundo Fernando Tourinho, delegados, advogados e defensores públicos devem ter conhecimento de qual circunscrição cobre a comarca de seu interesse, para que o encaminhamento das peças seja feito de forma correta. As circunscrições podem ser conferidasaqui.

————————————————–

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nossoPodcast.