1. Acessar o INTRAJUS.
2. Já logado no INTRAJUS, acessar o ícone de “ABERTURA DE CHAMADO DIATI”.
3. Na tela principal, escolher uma das opções: “Abrir chamados de equipamentos” ou “Abrir outros chamados” (este será utilizado para sistemas).
Manual - Abertuta de Chamados
No sistema “ABERTURA DE CHAMADO DIATI”, escolher a opção “Acompanhar Chamados Abertos”. Irá aparecer o ID chamado aberto, constando seu andamento e acompanhamento.
1. Enviar ofício para o(a) fiscal do contrato informando a necessidade de utilização do mesmo.
2. Após receber despacho com a autorização, agendar um atendimento presencial em um ponto de atendimento autorizado, onde você apresentará seus documentos originais (como RG, CPF, comprovante de endereço, etc.).
3. Realizar a validação dos seus documentos e a assinatura digital no local.
4. Após a validação, você receberá o seu certificado digital. O drive do token deverá ser instalado no computador (caso precise de ajuda para a instalação, entrar em contato com o suporte DIATI);
A1 - fica instalado no computador, protegido por senha. Validade de 1 ano. A3 - fica em um dispositivo físico, token USB, protegido por senha, que precisa estar conectado ao computador para usar. Validade de 3 anos.
- Para que serve meu certificado digital?Ele permite que você assine digitalmente documentos, garantindo a integridade e a autoria, como se fosse uma assinatura física, mas de forma eletrônica.
-Como verificar a validade do certificado digital?
1 – Clicar no “botão iniciar”, logo após digitar “Painel de Controle” e clique para abrir.
2 – Clicar no ícone “Opções de Internet”.
3 – Com a tela “Propriedades de Internet” aberta, clique em “Conteúdo” e logo após em “Certificados”
4 – Identificar o seu certificado e data de validade.
Manual - Certificado Digital - validade
Conforme Ato Normativo nº 21 de 28 de maio de 2015, deverá solicitar renovação 30 dias antes do vencimento.
Para acessar sistemas enquanto está em teletrabalho, é necessário seguir alguns passos que garantam tanto a conectividade quanto a segurança. Instalação e configuração da VPN (Rede Privada Virtual).
- Como configurar VPN?
1 - Instalar o software da VPN
- Baixar e instalar o aplicativo FortiClient
2 - Configurar a VPN
- Insira as informações fornecidas pela equipe de TI:
• Endereço do servidor VPN
• Nome de usuário e senha
• Certificado digitalmente
3 - Conectar à VPN
- Abra o aplicativo da VPN e conecte-se com suas credenciais.
- Uma vez conectado, o tráfego da internet será redirecionado pela rede privada da organização.
Manual - Configurar VPN com certificado
Através do ícone de “ABERTURA DE CHAMADO DIATI”, opção “Abrir outros chamados”.
- Quem tem direito a possuir um e-mail institucional?Servidores efetivos, estáveis, comissionados e cedidos que utilizem o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ).
- Por que utilizar verificação de duas etapas nas contas de e-mail (google)?
A Verificação em Duas Etapas (também chamada de autenticação em dois fatores ou 2FA) é um recurso de segurança oferecido pelo Google para proteger sua conta contra acessos não autorizados. Mesmo que alguém descubra sua senha, será necessário um segundo fator de verificação para acessar a conta.
Quando você faz login na sua conta Google, depois de digitar a senha, o Google solicita uma segunda etapa de verificação. Isso pode incluir:
• Um código enviado por SMS ou ligação telefônica.
• Um código gerado por um app autenticador (como Google Authenticator ou Authy).
• Um aviso no seu dispositivo confiável (como um celular Android ou iPhone com o app Gmail/Google).
Manual - E-MAIL Verificação Duplo Fator
Manual - SAI acesso externo PROCESSO ELETRÔNICO - PROTOCOLO ELETRÔNICO
